terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Você tem um blog?

Oi gente querida!

Enquanto a série de 5 dicas para cortar seus tecidinhos não chega, viemos aqui dar outras 5 dicas para você que tem ou quer ter um blog e não tem a menor ideia do que fazer, ou de como começar. Talvez no final das contas sejam mais que 5 dicas, mas a gente espera que de alguma forma ajude você a se encontrar mais nesse mundo totalmente virtual que a gente vive hoje! E qualquer dúvida que ficar, manda para cá que a gente responde muito.

1. Escolha o site que vai hospedar seu blog. Os mais usados hoje em dia são o Blogspot (esse que a gente usa aqui) ou o Wordpress. Particularmente a gente acha o Blogspot ideal para quem está começando, super fácil de usar e cheio de dicas para quem não entende nada de layout. Você entra em www.blogger.com e se cadastra para começar seu projeto. O mais legal é que esse serviço é totalmente grátis

2. Tenha em mente um objetivo para o seu blog. Seja escrever coisas pessoais suas, para divulgar seus trabalhos, para pesquisar referências e dividir com seus amigos e parceiros de trabalho, enfim. Defina para que serve esse blog. Assim, quando estiver em busca de ideias para escrever ou organizando seus assuntos, você não corre o risco de perder tempo com o que não tem a ver com o objetivo principal.

Quer um exemplo? Digamos que o objetivo do seu blog seja criar relacionamento com os seus clientes, mantê-lo mais próximo de quem gosta da sua marca: Enquanto você tiver isso em mente, vai definir um passo a passo de como esse relacionamento deve ser feito. Quando um cliente comenta, você vai sempre responder de volta? Se ele tiver blog também, vai entrar e conhecer o blog dele? Vai cadastrá-lo no seu mailing para enviar novidades para ele também? Se o objetivo é venda pela internet, por outro lado, você deverá focar em vender e atender da melhor maneira os pedidos de vendas, e não cuidar apenas de responder recados e comentários. Ok? Ficou claro?

3. Depois disso, comece a pensar no design do seu blog. Você pode procurar referências de sites que você gosta, cores que lhe agradam (e que combinam com a sua marca), como você prefere o cabeçalho, os gadgets (caixinhas de informações que seu blog contém). Essa etapa de repente demorará mais do que você imagina, e lembre-se que é sempre possível mudar alguma coisa que não ficou como você imaginava. O próprio serviço do Blogspot oferece diversas opções previamente formatadas para ajudar você nisso. 

Super importante: se o seu blog está relacionado a alguma marca, procure colocar elementos que lembrem a marca. É imprescindível que o logotipo esteja presente e de forma destacada, e que as cores utilizadas remetam a ele. Não crie um blog que seja totalmente diferente da identidade visual que a marca já tem no ponto de venda, em algum site ou perfil na internet, certo? Esses passos ajudam a criar unidade visual na mente do seu cliente, e isso gera sensação de organização e confiança em você.

4. Tags de conteúdos: Os posts que você insere no seu blog ficam organizados a partir de marcadores que você escolhe quando posta. Antes de iniciar a postar, organize mentalmente (ou até rabisque num caderninho) quais temas você vai abordar. Por que isso? Se você organiza com marcadores, quando alguém procurar por conteúdo, vai encontrar tudo que você postou sem dificuldade. Se você posta uma resenha sobre um filme e escreve como marcador a palavra "filme", essa mensagem ficará armazenada junto com todas as outras mensagens que também tem foram marcadas com essa palavra. Então escolha poucas palavras como marcadores (para que ninguém tenha que procurar demais até encontrar o que quer) e use sempre as mesmas, ok?

5. Espalhe por aí!!! Tudo pronto? Agora espalhe por aí. Conte aos amigos, passe adiante, repasse de novo. Faça as pessoas conhecerem você. E faça com que isso se torne um ciclo: você posta, conta  pra todo mundo, as pessoas leem seu blog, comentam, você posta de novo, todo mundo lê de novo e assim por diante. 

Existem muitas outras dicas que poderíamos dar para vocês, sobre como analisar resultados, quantas pessoas estão lendo vocês, dicas para interligar o blog com outras redes sociais, enfim... Também existem livros e sites especializados que podem ajudar nessa construção. O importante é perceber que essa revolução das mídias sociais não é mais uma moda, não é passageira. É preciso que você também esteja lá, que seja alguém engajado e participativo, com conteúdos relevantes e ética na sua comunicação.

Esperamos que você goste!

Beijos.

Um comentário:

  1. Muito Bom gostei, sou um visitante criei um blog ontem.

    http://onecoment.blogspot.com/

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